quinta-feira, 25 de junho de 2015

Testemunho - Pedro Pena (diplomado da AFTEBI) - SEVILHA

A minha experiência de ERASMUS por terras espanholas, mais propriamente por Sevilha, correu muito bem, quer a nível pessoal quer profissional, conforme as expectativas iniciais. 
Disfrutei bastante desta nova etapa da minha vida, e tudo começou pelo curso de língua (Espanhol), na primeira semana da estadia em Sevilha. Logo aí, comecei a conhecer os primeiros amigos (as) provenientes de toda a Europa.
Estes meus colegas estavam na mesma situação do que eu, aprender e consolidar os conhecimentos do espanhol e, houve sempre um espírito de equipa e uma entreajuda formidável entre todos, de forma a terminarmos o curso a dominar (escrita e oralmente) a língua. 

O meu nível de espanhol, à chegada a Sevilha já era aceitável, no entanto, este curso de língua permitiu-me consolidar e fortalecer certos aspectos deste idioma estrangeiro, que não dominava tão bem. A nossa professora, para além das aulas de formação, também nos fez visitas guiadas a locais turísticos, ícones de Sevilha, como por exemplo: a Praça de Espanha, o Jardim Maria Luísa, a Universidade de Sevilha e/ou o Museu de Belas Artes, e que foram muito do meu agrado e satisfação.

Concluído o curso e, até ao último dia da minha estadia, fiquei com o contacto de todas estas pessoas e construímos uma “grande família” multicultural. Havia desde Portugueses e outros Europeus (Franceses, Italianos, Holandeses, Alemães, Finlandeses…) até Americanos (Chilenos, Mexicanos…) e Asiáticos (Chineses…).

Fizemos juntos diversos programas / actividades, desde as saídas de “Tapas” (tão típicas de Sevilha),
Viagens às praias de Portugal, viagem de um fim-de-semana a Granada (Andaluzia), assistir a jogos de futebol do principal clube da cidade, conviver em grupo junto ao rio Guadalquivir, viver a noite da cidade, assistir a espectáculos de flamenco, fazer jantares (e foram tantos), um mundo sem fim de diferentes actividades, sempre em grupos. 

O período da minha estadia em Sevilha, de Fevereiro até final de Maio, também foi o melhor para conhecer a cidade, as pessoas e a respectiva cultura, pois neste período ainda não fazia o calor insuportável dos meses de Verão. Para além disso as actividades culturais como a “Semana santa” ou a “La Feria” também coincidiram nestas data e, disfrutei-as ao máximo. 

Entretanto, também comecei a fazer o meu estágio na “Hagroal” - empresa de Higiene Agro-alimentar. Desde o início, que disfrutei de toda a experiência, deste estágio. Começando pelo mais importante, as pessoas, desde o meu orientador/chefe até às minhas companheiras de trabalho, foram pessoas muito simpáticas, alegres, trabalhadoras, honestas e sinceras. Daí o ambiente de trabalho, entre todos os trabalhadores (6) da “Hagroal”, ter sido muito bom e ter fomentado e desenvolvido um espírito de equipa, ajuda e companheirismo formidável. 

No posto que ocupei dentro da Hagroal, podia colaborar directamente na dinâmica de trabalho da empresa, o que me fez sentir útil e produtivo. Todos os dias fiz actividades novas e variadas, conforme o que me era solicitado, em cada ocasião. 
As actividades, que mais desenvolvi, entre outras, foram: Formulação e actualização de etiquetas de produtos alimentares, de clientes da “Hagroal”, correcção e actualização de diversos manuais de higiene e segurança alimentar, actualização de fichas técnicas de produtos alimentares, identificação de produtos alergénicos em alimentos, redacção virtual de diversos documentos (fundamentais para o bom desenrolar diário da empresa) e /ou preparação de amostras de variados produtos, para futuras análises em laboratório.

Por todas estas novas experiências, desde a formação de língua, passando pelo estágio e a própria vivência da cidade de Sevilha, até aos novos amigos (as) que conheci, oriundos de todas as partes da Europa, Ásia e Américas, fiquei muito feliz, satisfeito e mais enriquecido social e culturalmente. 

Uma experiência para repetir!





Sem comentários:

Enviar um comentário