Primeiro Fluxo

A 22 de fevereiro saíram os primeiros participantes do projeto TechsSchools@Europe, tendo iniciado os seus programas de mobilidade em três destinos diferentes:
- Espanha
- Reino Unido
- Alemanha

Os primeiros participantes regressaram a 30 de maio de 2015 e estas são algumas das suas palavras e imagens:

Carolina Batista - de Famalicão para Belfast
AFTEBI (comércio de moda)

 Este programa Erasmus+ foi sem dúvida, uma experiência fundamental para mim, tanto a nível pessoal como a nível profissional. É uma ótima maneira de praticar a língua inglesa, ou outra língua que se tenha aprendido tanto no local de estágio, como no dia-a-dia, pois permite realmente perceber como está realmente o nosso inglês ou outra língua que se saiba falar.

Neste Programa de Mobilidade, fui selecionada para usufruir desta bolsa de estágio na capital da Irlanda do Norte, a cidade de Belfast, e devo dizer que, de acordo com a minha experiência aqui, neste ambiente de trabalho aprendi a trabalhar com pessoas de culturas diferentes e é importante saber lidar com isso pois irá contribuir para a postura na vida profissional e ganhar experiência/competências na área de trabalho que poderão ser vantajosas no futuro.




Daniela Silva - de Braga para Sevilha
AFTEBI (industrialização do produto moda)




 Após uma entrevista de seleção em Lisboa efetuada pela TechSchools, deu-se o início de uma experiência de impacto profundamente positivo na minha pessoa, a qual voltaria a repetir quantas vezes as necessárias.
A 22 de Fevereiro deu-se a viagem até Sevilla, (…) onde permaneci até dia 29 de Maio.
Sevilla é uma cidade fácil de nos enamorarmos e na qual gostaria de ter permanecido para além dos 3 meses que este programa permite.
Na segunda semana, comecei o meu estágio propriamente dito. A empresa onde desempenhei funções, idealiza, produz e comercializa trajes flamencos. 
Essencialmente as minhas tarefas foram: Elaboração, transformação e graduação de moldes; Elaboração dos planos de corte; Estendimento e corte de tecidos e malhas. Estas tarefas estiveram de acordo com parte da matéria que foi lecionado
no meu CET. No que concerne à modelação, fazer moldes é fácil, mas fazer bons moldes não o é.
Assim, estou satisfeita por estar a tido a oportunidade para aperfeiçoar a técnica e aprender outras tantas; ainda é um caminho longo até à perfeição. Daí que entendo que este estágio foi proveitoso, quer em termos profissionais, quer em termos pessoais, uma vez que também existiu um bom ambiente de trabalho, assim como bons colegas.


Ricardo Fonseca - de Braga para Berlim
AFTEBI (têxteis técnicos e funcionais)

 Quando cheguei a Berlim tive logo a impressão que a cidade é enorme. Na chegada, ainda no ar, no voo da Lufthansa, foi possível percecionar a imponente estrutura edificada de Berlim e que nos cumprimenta, mesmo tendo visto parcialmente a cidade, já que o aeroporto de Berlim-Tegel, em que aterrei, fica na zona a noroeste do centro de Berlim.
Fiquei (…) numa casa com todas as condições exigíveis, um aquecimento como não deve haver na maioria das casas em Portugal! A companhia de um colega Italiano de erasmus, o Sérgio Mannino, que vive num anexo ao lado, traz novos sabores de Itália à nossa cozinha. A cozinha é partilhada e as refeições numa mesa para o efeito situada no meu quarto. Portugal, Itália e a Alemanha à mesa!
A empresa em que fiz o estágio é a Trafo Pop, com sede na Oranienstr. 10, em Kreuzberg, Berlim. 





É uma zona cultural. A empresa (…) é uma referência na área dos wearables e são eles quem organiza o Wear It Berlin. Um evento com uma edição feita em 2014, com periodicidade anual e de dimensão nacional. Agora estamos a preparar algo internacional para a 2º edição de 2015. Esta edição vai ser dedicada à saúde, ciência, materiais e fashion. (…) O trabalho que desenvolvi ao longo do estágio esteve relacionado com projetos de desenvolvimento na área têxtil e eletrónica de sensores, com programação e prototipagem; produção de um saco com aplicação de fios eletrolumiscentes; construção de um Trafo Pop Jacket. (…) Entre outras tantas coisas, o que mais sinto ser o ponto positivo deste estágio no seio da empresa que me recebeu, é a componente cultural, educativa e social que tive oportunidade de experimentar desempenhando um papel ativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário