segunda-feira, 29 de junho de 2015

Testemunho - Luís Otão (Diplomado da NOVOTECNA) - BELFAST

Sendo de Portugal e depois de passar os últimos 6 meses vivendo no Algarve , foi com um espírito optimista que eu enfrentei esse frio , chuvoso , ventoso domingo à noite que eu cheguei ao Aeroporto George Best em Belfast .

Foi no dia 22 de Fevereiro que o meu estágio começou assim que eu cheguei à Irlanda do Norte , comigo vinha a Carolina, uma colega de Erasmus + , que também foi colocada em Belfast.

No aeroporto estava a Hanna, de Intern Europa, para nos levar para os nossos alojamentos, onde eu conheci Adrian e Gonzalo, os meus companheiros de casa de Madrid.

À minha espera, como pacote de boas vindas, alguns itens básicos, como café, chá, leite, manteiga e pão fora de prazo, o que é óptimo quando você acabou de chegar de uma viagem de 15 horas entre os aeroportos de Faro a Belfast.

Na manhã seguinte eu iria começar o meu curso de Inglês de uma semana na International House Belfast.

A próxima segunda-feira foi um dia completamente diferente, sol estava brilhando, sem vento, uma manhã bastante agradável.

Eu frequentei o curso de Inglês durante uma semana durante a qual conheci pessoas de lugares como Viena, Cazaquistão, Itália e Espanha. Acabado o curso era sexta-feira e eu estava livre para passar o meu primeiro fim-de-semana numa cidade como Belfast!

A viver na University Street eu estava perto de Queens University, aproveitei então para fazer uma caminhada e conhecer meus novos arredores. Primeiro eu fui e dar uma volta á zona Universitária onde se situava a Universidade de Queens e a Associação de estudantes. Sendo de Coimbra eu estava muito curioso sobre a Universidade, que a partir de um ponto de vista arquitectónico é muito mais agradável do que a de Coimbra, o bar também é muito mais agradável, especialmente a parte do bilhar! Infelizmente não tive oportunidade de conhecer as tradições académicas locais.


Depois da zona universitária rumei para o centro da cidade, ponto de paragem central para todos os autocarros, local de compra de cartões de viagem e localização da Câmara Municipal! Bom lugar para fazer as compras de mantimentos devido à quantidade de lojas existentes na vizinhança e quantidade de transporte disponível.


Outro bom lugar para visitar e fazer compras é Mercado de St George abastecido todos os sábados com mantimentos frescos locais, em grande variedade e onde se podem encontrar bons negócios.


Decorrida a minha primeira semana foi finalmente tempo para iniciar no meu estágio, numa empresa chamada Breezemount, especializada em segurança de perímetro, hidráulica e equipamentos industriais e de construção.


Nessa segunda-feira que não choveu, nevou, o que é algo raro mesmo para os padrões Belfast segundo os quais é perfeitamente normal ter chuva, granizo e céu limpo várias vezes durante a mesma hora.

Eu comecei no departamento de hidráulica trabalhando ao lado do Mark e do Steve, ajudando na construção de quadros de unidades de potência hidráulica, corte e furação de perfis metálicos, preparação para a soldadura e soldadura dos componentes dos quadros que viriam a suportar os componentes eléctricos e hidráulicos necessários para a unidade de potência hidráulica.


Depois do quadro ser soldado, perfurado, lixado, limpo e pintado, é hora de instalar os componentes maiores, como o tanque, o(s) motor(es) e bomba(s). De seguida, os componentes menores, como as válvulas, as mangueiras e os acessórios hidráulicos. De seguida, é hora de instalar a unidade de controlo eléctrica e proceder á ligação dos condutores de acordo com os esquemas eléctricos.

A fase final é testar o circuito hidráulico e eléctrico, em busca de fugas ou erros de montagem, bem como qualquer possível ligação errada.
Depois da unidade ser testado e aprovado está pronto para ser entregue ao cliente.

Eu tive também a oportunidade de fazer algumas instalações e manutenção o que me deu uma boa oportunidade para ver o vasto campo de aplicação de unidades hidráulicas e equipamentos de segurança de perímetro local.

Durante a minha estadia em Belfast eu também tive a oportunidade de assistir a um par de eventos de desporto motorizado, sendo o Rally Circuito da Irlanda e o Noroeste 200, que é bastante semelhante ao Tourist Trophy da vizinha ilha de Mann.

Os dias passaram num instante e cedo veio o fim da minha experiência Erasmus +.

Em conclusão, Belfast é uma cidade diferente de eu já conhecia, arquitectura interessante, pessoas amigáveis, ​​alegres, ruas limpas e pastilha elástica nos passeios, bares mal iluminados e câmaras de segurança em cada rua, jardins da frente sem muros e muros altos protegidos por arame farpado nas traseira, sol e chuva.

Toda a minha experiência na Breezemount foi muito educativa e enriquecedora. Os colegas eram do melhor que se poderia esperar e as tarefas executadas eram interessantes e uma boa oportunidade de colocar a usar alguns dos conhecimentos adquiridos durante a minha formação em mecatrónica na Novotecna.

Eu gostaria de agradecer à Novotecna, Euroyouth, InternEurope e Breezemount por tornarem esta experiência possível.

Gostaria de agradecer especialmente ao Bruno Pena, Susana Morais, Ruth Faulkner, Clive Gallagher, Hanna Schmuck, Harry McKee, Miguel Oliveira, Mark Barnes e Steven Lilly pela ajuda que me deram ao longo do caminho. 

Luis Otão, Julho 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário